A Especialização em Teatro do Oprimido é uma iniciativa pioneira que visa construir políticas públicas democráticas e combater a opressão. Com foco nos direitos humanos e na participação popular, a formação aborda o Teatro do Oprimido como uma ferramenta transformadora, capacitando profissionais das artes e educadores a promover mudanças sociais inclusivas e equitativas.
Produzir subsídios para a construção de políticas públicas democráticas e centradas nos direitos humanos.
Desenvolver estudos e pesquisas que embasem práticas sociais inclusivas, equitativas e democráticas.
Explorar as dimensões estética e político-social da arte teatral, especialmente por meio do Teatro do Oprimido.
Capacitar os participantes a atuar nos contextos acadêmicos e comunitários, promovendo ações efetivas de combate às diversas formas de opressão.
Módulo prático-teórico organizado sob a forma de aulas expositivas, seminários, experimentos, leitura, discussão e análise de textos para a contextualização histórica, política e pedagógica do Teatro do Oprimido e Estética do Oprimido.
Módulo prático-teórico organizado sob a forma de aulas expositivas e práticas, seminários, exposições, discussões e análises sobre os Jogos, Exercícios, Teatro-Imagem e Teatro-Fórum no Teatro do Oprimido.
Módulo prático-teórico organizado sob a forma de experimentos, demonstrações e vivências sobre o Teatro Legislativo, Teatro Jornal, Teatro Invisível e Arco-Íris do Desejo, com aulas expositivas, seminários e discussões e análises de textos e materiais audiovisuais.
Módulo teórico-prático organizado sob a forma de aulas expositivas e práticas, seminários, experimentos, exposições, discussões e análises sobre a sistematização do Teatro do Oprimido, o sistema curinga, as ações concretas e continuadas, as práticas pedagógicas e a produção do conhecimento.
Módulo prático-teórico organizado sob a forma de experimentos, demonstrações e vivências sobre a prática do Teatro do Oprimido e as questões de gênero, raça e meio ambiente, com aulas expositivas, seminários e análises de textos/materiais audiovisuais.
Módulo tutorial organizado sob a forma de orientação para desenvolvimento de processos investigativos, bem como supervisão do planejamento e aplicação de atividade do Teatro do Oprimido no contexto local de inserção do especializando
O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para multiplicar processos de formação política através do Teatro do Oprimido.
Os critérios de seleção para o curso incluem a análise da Carta de Interesse/Intenções e a realização de uma Entrevista Individual. Os candidatos devem demonstrar interesse no método de Teatro do Oprimido, apresentar seu percurso pedagógico, artístico e/ou político, participação em movimentos sociais ou políticos, disponibilidade para participar das atividades presenciais e assíncronas do curso, e a intenção de realizar ações com o método após o término do curso.
O curso é predominantemente presencial, complementadas com atividades remotas realizadas por meio virtual, de forma síncrona ou assíncrona. As aulas presenciais ocorrerão na Ufba/Salvador no formato de imersão nestes três períodos: 1) 15 a 27/01/2024, 2) 15 a 27/07/2024 e 3) 20 a 25/01/2025.
Não, o curso é aberto para graduados em qualquer área do conhecimento, desde que tenham interesse e /ou experiência em Teatro do Oprimido ou em áreas afins.
As entrevistas individuais ocorrerão por meio virtual nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, no horário compreendido entre 18h e 22h. O link será disponibilizado para o e-mail dos candidatos.
Para quaisquer dúvidas sobre a especialização ou para obter mais informações, envie um e-mail para:
pos.teaoprimido@gmail.com